CONVITE

O II Festival de Capoeira Angola da Ilha de Santa Catarina, é uma realização da CENTRAL CATARINENSE DE CAPOEIRA ANGOLA DE SANTA CATARINA e do PONTO DE CULTURA “Capoeirando com as crianças” da Associação Cultural de Capoeira Angola Quilombola.
O II Festival tem por objetivo principal organizar, incentivar, resgatar e preservar o caráter cultural e artístico da Capoeira Angola em Santa Catarina, ressaltando seu valor histórico.
 

Ele será coordenado pelos Grupos Quilombola e Palmares e acontecerá entre os dias 28 de Setembro e 02 de Outubro de 2011 na Grande Florianópolis.


PROGRAMACAO :

Dia 28/09 - Quarta-feira
19h00 as 21h30 – ABERTURA DO II FESTIVAL DE CAPOEIRA ANGOLA DA ILHA DE SANTA CATARINA
Fala Mestres: Nô, Lazaro, Virgilio (Salvador); Ananias, Bandeira e Braulino (São Paulo) Pop, Pinóquio, Calunga e Polegar (Florianópolis); Dindo (Porto Alegre). Local: Auditório do CDS – UFSC.

Dia 29/09 - Quinta-feira
12h00 as 13h00 – RODA do Básico. Local: UFSC Responsável: Contramestre Khorvo.
19h00 – Fala Mestre: Bandeira: Treino na Rua e Roda Infantil. Local: Associação Cultural de Capoeira QUILOMBOLA – Areias/São José. Responsável: Professor Pai de Santo.

Dia 30/09 - Sexta-feira
11h00 as 13h30 – Fala Mestre: Nô. Oficina: Movimento e comportamento de roda. Local: Ginásio de Alumínio – UFSC. Responsável: Contramestre Khorvo.
11h00 as 13h30 – Fala Mestre: Virgilio. Oficina: Canto e fundamentos de roda. Associação Cultural de Capoeira Angola Quilombola/Balneário do Estreito. Responsável: Mestre Pinóquio.
19h00 – Batismo da Associação Cultural de Capoeira Angola Quilombola. Local: Associação Cultural de Capoeira Angola Quilombola/Balneário do Estreito. Responsável: Mestre Pinóquio.

Dia 01/10 – Sábado
10h00 – 12h00 – RODA do Mercado. Local: Mercado Publico.
Responsável: Mestre Polegar.
12h00 – 14h00 – RODA da Figueira. Local: Praça XV.
Responsável: Mestre Pinóquio.
17h00 – Evento da Associação Cultural de Capoeira Angola Filhos da Resistência Areias/São José. Responsável: Mestre Pinóquio e Professor Pai de Santo.

Dia 02/10 – Domingo
09h30 – Roda Infantil embalada pelos mestres e Batismo do Grupo Quilombola. Responsáveis: Mestre Pinóquio e Instrutor Biano.
16h00 – Batismo de Capoeira e Troca de Cordéis do Grupo Palmares. Local: CDS/UFSC. Responsáveis: Mestre Polegar, Contramestre Khorvo, Professora Danuza e Instrutor Bagé.

III Semana Paulo Freire da UFSC

III Semana Paulo Freire da UFSC, esse evento uma promoção do PET- Educação Física UFSC (Programa Educação Tutorial da Educação Física UFSC) em cooperação com outras entidades, entre elas o Vitral Latino Americano de Educação Física, Esportes e Saúde e GECUPOM/Futebol (Grupo de Estudos em Cultura Popular/Futebol) e IELA/UFSC (Instituto de Estudos Latino Americanos da UFSC).
O secretário José Clóvis fez a palestra de abertura da III Semana Paulo Freire, momento em que descreveu os processos de transformação pelos quais tem passado a escola, afirmando que o projeto de educação e escolarização pública é sempre um projeto em constante disputa, e que atualmente a disputa é pela reconversão da escola em sua forma de mercoescola  ou de uma escolar cidadã, relacionou em vários momentos a importância do pensamento de Paulo Freire para a construção da escola cidadã a qual defende.
Em sua fala também apontou indicativos de como pensa, por exemplo, a avaliação e a disciplina de educação física no contexto da escola cidadã, chamou atenção dos presentes para a importância de haver estratégias de acolhimento dos populares em seu interior como condição para o sucesso da  educação escolar cidadã.
Sem dúvida foi uma ótima oportunidade de  dialogarmos com um secretário de estado que pensa e age concretamente nos limites do estado brasileiro (como secretário de Educação do RS) buscando construir uma escola que interesse aos trabalhares da educação  e aos jovens e crianças, uma escola a serviço da libertação humana, portanto uma escola que se aproxima das tese educacionais libertadoras de Paulo Freire. 
Para os que desejarem saber mais sobre as elaborações de José Clóvis e o evento, é só consultar o blog III Semana Paulo Freire da UFSC, ou recorrerem a pasta (III Semana Paulo Freire CDS/UFSC) disponível no Xerox Convivência (R Deputado Antônio Edu Vieira 1496 - Pantanal - Florianópolis, SC), nela poderão ser encontrados textos para o aprofundamento dos temas tratados.

Participação no CONBRACE

No último dia 13, em Porto Alegre/RS, membros do GECUPOM/FUTEBOL estiveram presentes no Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte apresentando o artigo "futsal: reflexões didático pedagógicas sobre o processo de ensino em categorias de base" Autores: Lucas Barreto Klein, Paulo R. Capela e Júlio C. Couto.



Na ocasião também fizemos sugestão de alteração do nome do GTT de Educação Física e Treinamento Esportivo para Educação Física e Educação Esportiva, pois para nós as palavras são carregadas de muito sentindo e a simples mudança de termo altera também os conceitos a serem trabalhados. A proposta foi bem recebida e será levada para análise pelas instâncias científicas do CBCE.






 

SEMANA PAULO FREIRE

Chega ao Centro de Desportos a III SEMANA PAULO FREIRE
Venha participar!

Maiores informações acesse: http://www.semanapaulofreirenaufsc.blogspot.com/

PALESTRA COM A MACRO


Na última sexta feira (09/09) em Santo Amaro/SC, os professores Lucas B. Klein e Fernando Henrique B. Lemos, membros do GECUPOM, participaram como palestrantes da oficina organizada pela Macro Esportes, representada por Gabriel Bussinger, ex-membro do GECUPOM, e que hoje realiza assessoria ao grupo.

O objetivo foi apresentar ideias e projetos que estão sendo elaborados dentro da Universidade, além de socializar os resultados da pesquisa realizada no futebol amador de Florianópolis. A palestra contou com a participação de autoridades munucipais, atletas da Macro, treinadores, entre outros.



  

O professor Gabriel Bussinger apresentou o planejamento estratégico da empresa, além dos conceitos que alicerçam o projeto de formação esportiva dos atletas. 
A Macro Esportes é um clube que visa qualificar e potencializar a busca de novos talentos para o futebol e localiza-se na cidade de Irineópolis/SC. 

Entrevista do técnico Tite ao GECUPOM


Entrevista concedida pelo técnico Tite, que vem liderando junto ao Sport Club Corinthians Paulista, o atual campeonato brasileiro. Dentre várias questões citadas pelos técnicos, destacamos neste vídeo aspectos como a interdisciplinaridade na formação de um elenco. Agradeçemos muito ao técnico Tite e seu auxiliar Cléber, pelas suas brilhantes palavras e boa vontade em nos atender.

PRÉ-CONBRACE



No dia 02/09 a apresentação de Lucas Barreto Klein fechou a mesa 8 do pré-conbrace, evento que foi aberto aos acadêmicos e profissionais de educação física, realizado no centro de desportos da UFSC.




O debate trouxe reflexões a respeito da importância do dicurso teórico-pedagógico nas categorias de base esportivas e serviu como um "aquecimento" para o Congresso Brasileiro, que se realizará entre 11 e 16 de setembro, na UFRGS, Porto Alegre. Cujos Autores: Paulo Capela, Lucas Klein e Júlio Couto defenderão o artigo sobre as reflexões didático pedagógicas presentes nas categorias de base, no dia 13, dentro do GTT - Treinamento Esportivo.

Audiência pública homenageia personalidades do futebol

Durante a audiência pública O Futebol do Interior Gaúcho em Debate, que ocorreu no dia 24 de agosto na Assembléia Legislativa do Estado, o deputado Alexandre Lindenmeyer homenageou representantes dos diferentes segmentos ligados ao futebol com a medalha da 53ª Legislatura. Assim, o presidente do Cerâmica Atlético Clube Décio Becker recebeu a medalha do deputado Daniel Bordignon (PT); Gilson de Souza Lobo (filho do ex-treinador Galego, em memória) recebeu a medalha do representante da Casa Civil, Bruno Scheidemandel; o ex-árbitro e presidente do Comitê da Copa do Mundo Carlos Simon recebeu a medalha do deputado Valdeci Oliveira (PT); o ex-jogador Nico recebeu a medalha do professor Paulo Capela; e o jornalista Ernani Campelo recebeu a medalha do também jornalista Eduardo Buchholz.

Confira um breve histórico de cada homenageado:

Antônio Azambuja Nunes, o Nico, foi o símbolo maior do F.B.C. Rio-Grandense e um dos maiores expoentes do futebol do Estado. Em 1967, foi o principal artilheiro do Campeonato Gaúcho, competindo com jogadores como Claudiomiro, Ênio Souza e Sapiranga. Nico, o Bombardeador, tem 70 anos e anotou cerca de mil gols em sua carreira. Outra façanha do artilheiro: não errou sequer um dos mais de 200 pênaltis batidos. Ao homenagear Nico, homenageia-se a todos os atletas de futebol do Rio Grande do Sul.

Carlos Eugênio Simon é considerado um dos maiores árbitros brasileiros de todos os tempos. Participou dos Jogos Olímpicos de Atenas em 2000, das Eliminatórias da Copa do Mundo FIFA de 2002, 2006 e 2010, e ainda de inúmeros jogos importantes por Copa Libertadores da América, campeonatos brasileiros, Recopa e campeonatos regionais. Carlos Simon é gaúcho e, ao homenageá-lo, homenageia-se a toda a categoria de árbitros do Rio Grande do Sul. 

Paulo de Souza Lobo, o Galego, foi um dos grandes treinadores de futebol do RS. Comandou equipes como Brasil de Pelotas, Pelotas, Farroupilha, São Paulo/RG e Rio-Grandense. Ao preferir estar próximo à família, acabou rejeitando propostas de outros clubes fora da região Sul. Faleceu em 1996, com o reconhecimento de grandes trabalhos prestados ao futebol gaúcho. Ao homenagear Galego, através de seus familiares, homenageia-se a todos os treinadores do Rio Grande do Sul.

Décio Becker é empresário em Gravataí e presidente do Cerâmica Atlético Clube, uma entidade que vem desenvolvendo um sistema de administração avançado, com ótimos resultados. Originário do futebol amador, o Cerâmica realiza um trabalho forte com categorias de base e com a comunidade de Gravataí. Em apenas quatro anos, chegou à primeira divisão do Campeonato Gaúcho e à serie “D” do Campeonato Nacional. Ao homenagear Décio Becker, homenageia-se a todos os dirigentes que têm contribuído com o futebol gaúcho.


Ernani Campelo é jornalista esportivo desde 1989. Formado na Unisul, trabalhou nas rádios Pampa e Bandeirantes, em Porto Alegre, e Eldorado e Difusora, em Criciúma, além dos jornais O Estado e Jornal da Manhã, ambos também desta cidade. Desde 2000, está no Sistema Guaíba/Correio do Povo. Campelo tem profundo conhecimento e ligação com o futebol do interior. Ao homenageá-lo, homenageia-se a todos os jornalistas esportivos do Estado.

O evento contou com a presença do coordenador do GECUPOM, Prof. Ms. Paulo Capela