O GECUPOM NA SEMANA ACADÊMICA - UFSC

Nesta semana que passou, o centro de desportos da UFSC sediou a XII Semana da Educação Física, e o GECUPOM/FUTEBOL esteve presente em diversos momentos.

Os mini-cursos sobre arbitragem e pedagogia do futsal e futebol marcaram a terça feira, os eventos foram um grande sucesso, com espaço para discussões, problematizações e reflexões sobre as superações dos paradigmas tradicionais de se pensar o esporte.



Em outros momentos, tais como: palestra sobre as transformações do futebol amador de Florianópolis, exposição de banner, e palestras sobre a educação física escolar e possibilidades de intervenções no futebol escolar, o GECUPOM, por meio de seus membros integrantes, mostrou as idéias que o grupo vem semeando em relação a prática de educadores capazes de cumprirem seu papel social pedagógico. 



Queremos agradecer a todos que participaram deste momento de formação e ajudaram a construir novas possibilidades de reflexões sobre o esporte nacional e local. A educação Física necessita de momentos como este, e o GECUPOM/FUTEBOL agradece a oportunidade de mostrar seus estudos, pesquisas e reflexões sobre as possibilidades de se pensar o futebol, seja ele amador, profissional, de aprendizagem, escolar e tantos outros "futebóis" existentes em nosso país.

Entrevista com Paulo Capela

O professor Paulo Capela, membro e coordenador do GECUPOM/FUTEBOL foi solicitado a responder duas questões sobre a Copa do Mundo de Futebol e as Olimpíadas  para uma enquete promovida por Thiago Ansel, um dos coordenadores da Central das Favelas.


São poucas palavras e muito conteúdo. O professor Capela, com grande qualidade, bateu de frente com as contradições existentes nas políticas públicas nacionais, abrindo um leque de discussões/reflexões sobre os caminhos que o olhar esportivo vem direcionando para os próximos anos (2014, 2016).


Abaixo segue as perguntas e respostas:


1)      Do ponto de vista da promoção e garantia do direito ao esporte, no que o legado dos megaeventos pode contribuir? De outro lado, quais são os riscos de a Copa e as Olimpíadas nada deixarem para o desenvolvimento do desporto no país?


Os riscos de que quase nada seja feito no sentido de promover uma maior democratização da base esportiva nacional é eminente, visto que os megaeventos inscrevem-se no quadro das estratégias de expropriação de recursos públicos das nações onde se realizam através de ações orquestradas pelas transnacionais (FIFA e COI), juntamente com as elites esportivas dos países, estes são realizados/organizados por governantes corruptos, a indústria esportiva transnacional e a mídia oficial.
Para que haja ganho para os trabalhadores e seus filhos é necessário que os intelectuais orgânicos e o povo organizem-se para tencionar a melhoria da base de oferecimento esportiva de cunho popular-nacional, esta ação venho orquestrando com outros colegas em diversos fóruns com a denominação de “uma pauta paralela nacional-popular a ser também atendida” pelo poder público durante a Copa e os Jogos Olímpicos.

2) Muito se discute sobre o legado dos jogos Pan-americanos. Alguns chegam mesmo a falar em um não-legado do Pan em referência a pouca quantidade de melhorias que o evento deixou. Há como acontecer o mesmo, no caso da Copa e das Olimpí­adas?

Os megaeventos são estratégias criadas nos EUA para promover a competitividade e o desenvolvimento de regiões acionais em tempos de escassez de recursos do Estado, portanto não tem nada haver com legados esportivos, é eminentemente negócio e lucro para os de sempre, inclusive em várias localidades dos EUA após a realização dos eventos as construções físicas são destruídas, ficando apenas os danos e a destruição das construções culturais esportivas próprias locais, inclusive com muitos desalojamentos de populações empobrecidas das áreas onde são construídos os equipamentos dos jogos, que, posteriormente são vendidos por altos valores, cujos ganhos são divididos entre empresários, alguns ex-atletas, políticos e construtoras, ficando para as populações removidas, a tristeza e mais pobreza como legado. Portanto os mega-eventos esportivos são o desenvolvimento do subdesenvolvimento esportivo em nosso país, ou seja, mais do mesmo, os de sempre se beneficiarão.