Defesa de TCC

Faz algum tempo que viemos acompanhando as discussões que estão ocorrendo no futebol, principalmente no que diz respeito às concepções metodológicas do processo de treinamento. É uma discussão nova no futebol, até bem pouco tempo atrás, não se falava em periodização tática, muito menos em teoria da complexidade ou pensamento sistêmico. Em nosso grupo de estudo, traçamos algumas críticas ao pensamento técnico-instrumental, com isto também fagmentado e cartesiano que dominavam e ainda dominam o pensamento hegemônico no que diz respeito aos processos de ensino/treino do futebol. Talvez o grande passo dado no futebol brasileiro nesta discussão, começou no sitio do Universidade do Futebol, e particularmente com o professor João Paulo Medina e alguns colaboradores. Viemos defendendo ja faz algum tempo, que a Educação Física e os esportes, no caso aqui o futebol, precisam dialogar com outras áreas de conhecimentos, (filosofia, sociologia, pedagogia, antropologia), ou seremos eternamente o senso comum com diploma na parede. Estamos escrevendo tudo isto, por que contamos com a felicidade de termos um dos integrantes de nosso grupo defendendo seu TCC (Trabalho de Conclusão de Curso)  esta semana. Trata-se do acadêmico Lucas Klein, orientado pelo professor Paulo Capela. O diferencial no trabalho do Lucas, passa a ser o diálogo que ele estabelece principalmente com a pedagogia, a partir de textos de Paulo Freire e Madalena Freire, autores importantíssimos se quisermos discutir com propriedade e com a seriedade que merece, a questão referente ao processo pedagógico do ensino/treino nos esportes. Falarmos em registro, avaliação e mediação educacional no mundo dos esportes, parece estarmos falando de conceitos estranhos, pois nos cursos de Educação Física atualmente divididos em Licenciatura e Bacharelado, há um pensamento equivocado, que estudar pedagogia, é tarefa somente para a Licenciatura, pra quem vai dar aula em escola, pois quem trabalha com esporte só precisa saber da fisiologia, da biologia, da anatomia, e da apropriação técnica dos fundamentos do treinamento desportivo. Entende-se não haver processo pedagógico no ato de treinar uma equipe no seu dia-a-dia, ou num treinamento de atleta, ou ainda numa academia de musculação. Lucas ainda não defendeu seu trabalho, mas fica aqui os nossos parabéns coletivo de nosso núcleo de estudos pelo empenho que teve na elaboraçãodo mesmo.

SC CUP 2010

Nosso grupo ficou responsável por coordenar os acadêmicos que irão participar como guias com as equipes que estarão disputando o SC CUP 2010. Os acadêmicos terão até quarta-feira (24/11) para enviarem ao nosso e.mail (gecupomfutebol@gmail.com) seus nomes e telefones, caso estejam interessados em participar deste evento.

REUNIÃO DO GECUPOM

Em nossa reunião de hoje pela manhã (12/11/2010), tivemos a presença de Carlos Homrich - (Carlão),  Coordenador das Categorias de Base do Figueirense Futebol Clube, que entre outros assuntos, tratamos do convite feito junto ao GECUPOM para participar com seus acadêmicos da programação da SC CUP 2010. A SC CUP é um dos maiores torneios de futebol sub-16 do país, contando com a participação de grandes clubes do cenário nacional. Segue o link abaixo do site deste evento.
http://www.sccup.com.br/

OFICINAS DE FUTEBOL

No dia 21 de outubro no auditório do CDS/UFSC, realizamos nossas oficinas de futebol junto aos acadêmicos do curso de Educação Física. Com o tema central "A questão da interdisciplinariedade nas dimensões do futebol profissional" procuramos de forma integrada, desenvolver três temas dentro deste grande eixo; são eles: as concepções técnico-táticas, o desenvolvimento da performance desportiva, e o Departamento técnico científico. O exito do evento dêu-se pela competência dos palestrantes Luiz Parise Gabriel Bussinger e Julio Couto,  que passaram seus conhecimentos e vivências aos participantes.